A saturação é um dos principais exames que utilizamos no atendimento clínico e com ela é possível identificar se a quantidade de oxigênio que corre no sangue está adequada.
Este exame é realizado com um oxímetro de dedo e complementa a avaliação médica para identificar se há algo de errado com o paciente. É considerado normal ou saudável, índices acima de 95% de oxigênio no sangue. Abaixo disto significa que existe algo de errado e é necessário intervenção médica.
Para pacientes com diagnóstico de doenças pulmonares como DPOC ou enfisema pulmonar, por exemplo, a saturação pode se apresentar com índices abaixo de 90 OU 88% e precisam de acompanhamento médico imediato para controle das doenças e melhora na qualidade de vida do paciente.
Outro método realizado para verificar o oxigênio no sangue é a gasometria arterial, que só pode ser realizada em hospitais com a retirada de sangue da artéria e encaminhado para analise laboratorial. Este exame avalia outros parâmetros importantes como pH do sangue, pressão parcial de oxigênio (pO2) e de gás carbônico (pCO2).
𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)