Cuidado com o Mofo! Pode desencadear diversas doenças

Muito comum em locais úmidos e escuros, o bolor, como também é conhecido o mofo, pode se desenvolver em qualquer ambiente da casa e causar problemas sérios de saúde em crianças e adultos. Entre algumas, alergias respiratórias e em casos grave, desenvolver sinusites e pneumonias fúngicas.

O mofo é um fungo filamentoso que não forma estrutura que se assemelha aos cogumelos, por exemplo, e pode se desenvolver, inclusive, em locais ao ar livre como áreas com folhas e vegetações em decomposição ou com umidade elevada.

Dentro de casa é muito comum perceber focos no banheiro e em locais com pouca ventilação ou acesso da luz solar.

Pessoas com diagnósticos de doenças respiratórias como asma, rinite, sinusite e bronquiolite são mais suscetíveis a desenvolver novas crises em contato com o mofo, que se torna um gatilho em potencial.

Entre alguns dos principais sintomas ocasionados pelo mofo, é possível perceber a presença de dores de cabeça e musculares, tosse crônica, falta de ar, cansaço, acúmulo de secreção nas vias respiratórias e até falta de olfato ou paladar.

Para evitar estes desconfortos para a saúde, é indicado eliminar os focos de mofo e procurar ajuda do pneumologista que avalia cada caso e poderá prescrever o melhor tratamento. Ainda, ressalto para nunca se automedicarem e evitarem o uso de mistura de produtos químicos para “matar” os fungos.

O uso de vinagre branco, que é considerado como um desodorizante e desinfetante, pode ajudar a minimizar os focos. Este produto ajuda a matar cerca de 80% dos fungos, que inclui o bolor negro, em superfícies porosas e não porosas.

Fale com o seu médico e esclareça todas as dúvidas!