Muitos adultos com asma já apresentaram os sintomas da doença ainda durante a infância e tiveram de iniciar os tratamentos de controle e diminuição de crises para melhor qualidade de vida. Porém, a asma pode se desenvolver em qualquer fase da vida do paciente e pode ser dividida em dois tipos: alérgica e não alérgica.
Para você entender melhor, a asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, que causa o estreitamento dos brônquios (canais que levam ar aos pulmões) e provoca contrações ou broncoespasmos.
As causas são associadas a fatores genéticos (herança dos pais) e ambientais (exposição à alérgenos e poluição).
Entre os principais sintomas observamos falta de ar, pieira, sensação de aperto no peito e tosse, especialmente à noite. O tempo das crises pode ser variável de individuo para o outro e pode ter relação com os cuidados diários para com a saúde respiratória, no caso o controle da doença.
Em geral, se não houver atendimento adequado e imediato nos sintomas de asma, a crise pode evoluir rapidamente, com a severidade e piorarem abruptamente, elevando os riscos de morte.
É importante dizer que a doença possui controle e o paciente pode levar uma vida com qualidade, incluindo a prática de esportes. Para isso, é necessário ter acompanhamento médico, seguir as recomendações quanto ao uso de medicamentos de tratamento e controle e ficar longe dos potenciais gatilhos causadores de novas crises.
Fumar e evitar ambientes com poluição, pó, entre outros agentes potenciais para crises de asma é fundamental! Se desejar esclarecer outras dúvidas, agende uma consulta com o seu pneumologista.