Paxlovid - Tratamento para Covid-19

O remédio Paxlovid foi autorizado pela Anvisa para tratar pacientes com Covid-19, com até 5 dias de sintomas, que não sejam dependentes de oxigênio suplementar e que apresentem risco de evoluírem para a forma grave da doença.
.
Para você entender melhor, esta medicação tem comprovação científica nos resultados de melhora de quadros infecciosos por SARS-CoV-2 e é composta por dois tipos de antivirais: nirmatrelvir e o ritonavir, que juntos ajudam a restabelecer a saúde dos pacientes com Covid-19 e podem evitar a piora.
.
A medicação está disponível na rede particular de saúde (em breve no SUS) e à venda nas farmácias somente com prescrição médica e orientação de uso farmacêutica. É contra indicada para gestantes, jovens e crianças.
.
É importante dizer que o Paxlovid não substitui as vacinas e recomenda-se tomá-las em todas as suas doses prescritas para cada faixa etária (incluindo as doses de reforço).
.
Ainda estamos com várias cepas da Covid-19 em circulação e se faz necessário a adoção dos protocolos de segurança com o uso de máscaras em locais fechados, transportes coletivos, aglomerações, além do uso de álcool em gel e isolamento em caso positivo de infecção.
.
Ao menor sinal de síndromes gripais, faça o teste e procure ajuda médica!