Falta de ar, quando me preocupar?

A falta de ar é caracterizada pela dificuldade ou desconforto ao respirar e as causas podem ser diversas, desde a prática de um exercício físico até ser um sintoma de doenças graves.

Também conhecida como dispneia, a falta de ar não afeta diretamente os pulmões, mas precisa ser investigada e no caso de doenças pulmonares, é importante ter o diagnóstico assertivo o quanto antes e, principalmente, controle de doenças para evitar crises respiratórias.

Quando a falta de ar é constante e ocorre mesmo em repouso, é importante buscar ajuda médica, pois pode ser devido a uma real dificuldade para oxigenar o sangue.

Entre os principais motivos que podem causar falta de ar temos:

- Doenças respiratórias como, por exemplo, a asma, resfriados, gripes, DPOC, pneumonias, enfisema pulmonar, bronquite, Covid-19, entre outras.
- Doenças Cardíacas como, por exemplo, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca, doença cardiovascular, entre outras.
- Tabagismo (todos os tipos).
- Estar fora de forma (sobrepeso / falta de condicionamento físico / sedentarismo).
- Anemias (baixo número de células vermelhas).
- Permanecer longos períodos em repouso absoluto.
- Exposição a grandes altitudes que podem provocar alterações na respiração e causar hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos para manter as funções corporais).
- Entre outras causas.

Ao menor sinal de falta de ar, observe o estado geral de saúde e, caso necessário, busque ajuda médica imediata!