Doenças pulmonares intersticiais - Saiba mais!


Conhecida também como DPI, as doenças pulmonares intersticiais são caracterizadas pelo acúmulo anormal de células inflamatórias no tecido pulmonar e algumas delas são raras.

Para você entender melhor, as doenças pulmonares intersticiais pertencem a um grupo de enfermidades que causam a formação progressiva de cicatrizes no tecido pulmonar, ocasionando a formação de fibroses.

A formação de fibrose não tem cura, pois é irreversível. E ocorrem, especialmente, quando há exposição a materiais nocivos como pó de carvão e amianto, mas também pode ser desenvolvida por doença autoimune como a artrite reumatoide.

Entre as doenças intersticiais mais frequentes temos a sarcoidose, fibrose pulmonar idiopática, alveolite alérgica extrínseca (também chamada pneumonite por hipersensibilidade), doença pulmonar intersticial associada a doença do tecido conjuntivo e Pneumoconiose.

E entre alguns sintomas há presença de tosse, fadiga e falta de ar em repouso ou após esforço. O diagnóstico é feito pelo pneumologista e o tratamento será direcionado às causas subjacentes.

Toda doença respiratória precisa de avaliação médica imediata! Nunca se automedique!


𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)