Conhecida há séculos, você já deve ter recebido alguma receitinha com o uso de própolis para doenças respiratórias e até outras patologias, pois é conhecida como um recurso natural para tratar diversas doenças.
Para você entender melhor, a própolis é uma substância resinosa adquirida pelas abelhas por meio da colheita de resinas da flora da região e alteradas pela ação das enzimas contidas em sua saliva. Dependendo da região da colheita, pode apresentar sabor e cor diferente.
A própolis possui propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anestésicas e até para cicatrização. E é usada com eficácia para problemas de pele, de laringe, úlceras, queimaduras e também ginecológicos. Mas vale lembrar que o seu uso não descarta a avaliação médica para diagnosticar doenças, especialmente as respiratórias.
É necessário sempre o olhar clínico e, se necessário, a realização de exames para assertividade no diagnóstico e tratamentos adequados. Se você tiver dúvidas, fale com o seu médico de costume e nunca se automedique!
𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)
#DrMarcusViniciusPneumo #PneumologistaAdulto #saudepulmonar #pneumoadulto #pneumozonanorte #DPOC #Covid #SindromesGripais #JCGComunicacao #NoticiaMed #Gripe #Resfriado #Fumante #EnfisemaPulmonar #Asma #Rinite #Tosse #acarosedoençasrespiratorias