Refluxo gastresofágico pode afetar os pulmões?


Você sabia que pessoas com problemas de refluxo gastroesofágico ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) podem desenvolver doenças pulmonares? Sim e vou te explicar melhor neste post.

O refluxo, popularmente conhecido como regurgitação, é causado, principalmente, pela incapacidade do esfíncter inferior do esôfago (válvula cárdia) em reter o conteúdo (comida ou líquido) que retorna do estômago.

Como consequência, esses alimentos ou líquidos podem chegar no interior dos brônquios e dos pulmões e desencadear diversas doenças como, por exemplo, pneumonias, bronquiectasias, fibroses pulmonares e asma. Outras doenças associadas como sinusite, otite e problemas nas cordas vocais também são comuns.

Em geral, quando isso ocorre, o paciente tem a sensação de engasgo e pode acontecer, inclusive, quando está dormindo, tornando-se um risco maior para crises mais sérias e até morte por asfixia.

O pneumologista pode ser o médico indicado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento ao paciente! Agora que você sabe mais sobre o tema, compartilhe com outras pessoas e se estiver sofrendo com algo similar, busque ajuda médica.

𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)