Diferenças entre gripe e resfriado


Espirros, tosse e desconforto no corpo são apenas alguns dos sintomas gripais que podem ser ocasionados por gripes ou resfriados. Você sabe diferenciar quando é gripe ou resfriado?

Embora as duas síndromes apresentem similaridade, elas são diferentes em sua origem e apresentam singularidades entre si. Entenda melhor:

A gripe é uma infecção causada pelo vírus influenza, cuja tem diversas cepas e sofre mutações anuais. Tem fácil contágio e pode apresentar sintomas como febre, mal estar, congestão nasal, tosse, dores de garganta e cabeça, além de procrastinação. Existe vacina para evitar o contágio e se ainda assim a pessoa for infectada, se estiver vacinada, os quadros gripais são mais leves.

Já o resfriado é provocado por múltiplos vírus como Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza. Não apresenta febre, mas o paciente pode ter quadros de mal-estar, coriza, tosse e dores de cabeça. Em geral, a esta síndrome gripal é mais leve de fácil tratamento dos sintomas.

Para prevenir quaisquer doenças ou síndromes respiratórias, é importante tomar as vacinas, evitar locais aglomerados ou fechados durante os surtos das doenças e se isolar caso esteja infectado.

Ao menor sinal de doença, procure ajuda médica. Nunca se automedique!


𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)