Você sabe quais são as causas do ronco?

Você deve conhecer alguém que ronca e sofre com este problema, que além de afetar a qualidade do sono dela, também incomoda os demais moradores de casa.

As causas do ronco podem ser diversas, que vão desde problemas anatômicos à diversas doenças. No entanto, em sua grande maioria dos casos, o ronco é associado às obstruções das vias respiratórias que precisam de avaliação médica e tratamentos adequados.

Entre algumas doenças respiratórias que causam o ronco temos:

- Apneia do sono, que causa o fechamento das vias respiratórias por segundos diversas vezes durante o sono.

- DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que causa alterações no sistema respiratório e necessita de atenção e cuidados específicos.

- Pólipos nasais – conhecidas como pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem nas mucosas nasais e nos seios paranasais.

- Deformidades ou tamanhos acima o padrão das amígdalas e adenoide, que dificultam a passagem do ar.

- Outras causas como decúbito dorsal, obesidade e uso de substâncias que relaxam a musculatura da faringe, como o álcool ou medicamentos sedativos e favorecem o ronco.

Para tratar, é importante a avaliação médica e assertividade nos tratamentos. Se você passa por este problema, fale com o seu pneumologista!