.
Muitas pessoas acreditam que o uso dos famosos descongestionantes nasais pode ser inofensivo e um tipo de tratamento imediato para quando o nariz “entope”. Porém, é importante dizer que o uso indiscriminado não é recomendado e faz mal à saúde.
Quando usado em excesso, os descongestionantes nasais, podem causar dependência química e emocional, além de causarem lesões na mucosa e causarem riscos cardiovasculares como alteração de pressão arterial, angina e taquicardia.
Também, pode desencadear ressecamento nasal, rinite medicamentosa, formação de crostas e até perfuração de septo nasal para alguns usuários crônicos.
Entenda: o nariz entope quando ocorre uma irritação local provocada por resfriado ou gripe e, com isso, os vasos sanguíneos se dilatam com o acúmulo de sangue que fica na região. Ao tentar suar as secreções, a irritação nasal aumenta e piora a situação. Os descongestionantes nasais desincham momentaneamente esses vasinhos, mas não tratam o problema, causam dependência e malefícios a saúde.
𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)