Os exames diagnósticos são importantes para ajudar o médico na investigação de doenças e assertividade de possíveis tratamentos para melhorar a saúde dos pacientes. Diante do histórico de saúde e familiar de cada paciente, após a anamnese, o médico pode solicitar exames de imagem e espirométricos (ambos de baixa complexidade) para uma avaliação funcional e pontual sobre cada caso.
- Radiografia Torácica – exame de imagem unidimensional frontal ou posteroanterior (PA) e a lateral.
- Tomografia Computadorizada (TC) - exame de imagem importante para análise das estruturas torácicas com melhor resolução multidimensional.
- Ultrassonografia – exame indicado para avaliações de derrames e espessamentos pleurais.
- Ressonância Magnética - é menos aplicada do que a tomografia computadorizada, pois apresenta menor resolução quanto à caracterização dos componentes pulmonares.
- Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET-Scan) – este exame tem se tornado uma técnica de imagem importante na identificação e no estadiamento dos processos neoplásicos.
- Ecocardiograma – o exame de ecocardiograma bidimensional é o exame de escolha para diagnóstico e acompanhamento da hipertensão pulmonar.
- Angiografia – o exame de angiografia com contraste é o método padrão-ouro para diagnóstico de embolia pulmonar, apesar do avanço tecnológico na área de diagnóstico por imagem.
Vale dizer que outros exames podem ser pedidos pelo seu médico, variando de acordo com o histórico, sintomas e quadros de doenças apresentadas.
𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)