
Como é conhecido por todos, o tabagismo é nocivo para a saúde, sobretudo a dos pulmões e, ainda, pode ocasionar problemas cardíacos associados. Nas mulheres o risco é maior, chegando a ser duas ou quatro vezes a mais de desencadearem algum quadro associado a cardiopatias e derrames.
O tabaco e o monóxido de carbono causam a perda de oxigênio do coração, artérias e cérebro, danificando os vasos sanguíneos, tornando o sangue mais denso e favorece o surgimento de coágulos.
Para você entender melhor, os dados são alarmantes, com 23 mil mortes diárias de mulheres e outras 8,5 milhões ao ano em todo o mundo devido ao consumo de cigarros. E quando comparadas aos homens que fumam, os riscos chegam a 25% de acometer o coração com várias patologias.
Além de causar danos irreversíveis aos pulmões, o cigarro provoca diversos males ao organismo. Altera a pressão arterial, a frequência cardíaca, os tecidos e órgãos como boca, garganta, rins, colo do útero, pâncreas e coração. O uso de contraceptivos potencializa as lesões. Os fumantes passivos (pessoas que não fumam e convivem com quem fuma) também são vítimas e podem desenvolver problemas secundários.
As mulheres entre 50 e 64 anos produzem menos estrógeno, o que favorece ao fechamento das artérias pelas placas ateromatosas e se torna mais grave e propício às oclusões arteriais. Fumar não faz bem a saúde dos pulmões, do coração e do corpo!