Doença Pulmonar Restritiva - Entenda Melhor

Conhecida como DPR, as doenças pulmonares obstrutivas são caracterizadas pela redução do volume pulmonar, que ocorre devido à perda de elasticidade dos pulmões e, também, pode ser ocasionada por alguma intercorrência na parede torácica.

Entre as mais comuns temos a fibrose pulmonar e doença pulmonar intersticial. Algumas formas de doença neuromuscular (DNM), sarcoidose e escoliose podem causar a deficiência pulmonar.

Para você entender melhor, a pessoa com diagnóstico de doença pulmonar restritiva não consegue respirar adequadamente e sofre falta de ar crescente, incluindo após realizar algum tipo de esforço mínimo como escovar os dentes, por exemplo.

O diagnóstico pode ser feito pelo médico pneumologista, que indica o melhor tratamento de acordo com as necessidades do paciente. Entre algumas alternativas para melhorar a condição de saúde pulmonar temos a oxigenoterapia, que incide na administração de oxigênio para suprir a deficiência do paciente, decorrente de diversas causas como, por exemplo, a fibrose pulmonar.

O cigarro, assim como outros agentes tóxicos, podem ser os gatilhos para a inflamação (crônica) dos pulmões, destruindo a parênquima pulmonar, prejudicando a função plena dos pulmões.

Os sintomas costumam apresentar tosse, cansaço ao mínimo esforço, pigarro, desconforto respiratório, apneia e fadiga. É necessário tratamento imediato para barrar os danos causados e permitir qualidade de vida ao paciente, mesmo com as restrições.