Tuberculose - Os sintomas confundem o diagnóstico

A tuberculose é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa. A transmissão se dá por meio de contato com a secreção contaminada (saliva que pode ser expelida na fala, tosse, respiração, espirros e contato direto – beijo ou uso de objetos contaminados).
É causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como Bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença), e não tem associação com gripes ou pneumonias.
O diagnóstico pode ser feito pelo pneumologista, que além de examinar o paciente, pode solicitar o exame de baciloscopia (análise do catarro) e de imagem para checar as condições do pulmão. A infecção só ocorrerá se a bactéria chegar aos alvéolos por meio da secreção contaminada (gotículas de saliva). Do contrário, se não chegar, a doença não progride. Fumantes, pessoas que consomem álcool e locais com baixa umidade podem ser favoráveis ao desenvolvimento da doença.
Muitos pacientes confundem os sintomas e tendem a demorar a procurar ajuda médica. Entre os principais sinais da doença, temos a presença de produção de catarro, sudorese, cansaço e febre. Nos casos graves pode apresentar eliminação de sangue e pus ao tossir, além de dificuldade para respirar e dores no peito.
Pessoas portadoras do vírus HIV e diabetes podem apresentar as formas graves da doença e precisam de acompanhamento médico constante. A vacina da BCG, dada em crianças até os 5 anos, protege contra a tuberculose. Caso você não tenha tomado fale com o seu médico.
Quanto antes diagnosticar e iniciar o tratamento, maiores serão as chances de cura. Em 15 dias após a administração dos remédios, a transmissão da doença tende a diminuir. O tratamento tem duração média de 6 meses e é importante seguir a risca as recomendações médicas para evitar resistência da bactéria aos medicamentos. A tuberculose tem cura! Para isso, o paciente deve buscar ajuda e tomar as medicações corretamente.