Estamos em período de clima frio, com diversas síndromes gripais circulando e provocando sintomas que se confundem e precisam de diagnóstico correto para o melhor tratamento.
A sinusite é uma enfermidade que pode causar dúvidas no paciente exatamente porque apresenta alguns sinais iguais aos de gripe, resfriados e, agora, da Covid-19.
Entre os principais sintomas temos a presença de dores de cabeça, também na região dos olhos, testa, rosto e ouvidos. Pode surgir coriza, secreção e desconforto nasal, além de falta de olfato e diminuição de apetite, espirros, tosse e inchaço facial.
Quando há um quadro de sinusite, se não tratado adequadamente, pode evoluir para caso crônico e comprometer a saúde do paciente. A automedicação nunca deve ser feita.
É necessário e importante a avaliação médica, especialmente de um pneumologista, cujo pode examinar e solicitar (caso necessário) exames complementares. Posteriormente, o especialista indica o melhor tratamento para cada paciente.
Para você saber mais, a sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas similares ao de outras síndromes gripais e causa e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs do rosto, pois é nestes locais que se localizam os seios nasais. Durante o período de inflamação há prostração e mal estar corporal e dificuldade para dormir.