Rinite Alérgica - Quais são os gatilhos?


Espirros, coriza, nariz entupido, olhos vermelhos que coçam e lacrimejam são alguns dos sintomas de quem sofre com crises de rinite, que pode ser alérgica ou não. Pode ocorrer sazonalmente ou durante longos períodos (ano todo).

Para você entender melhor, a rinite é uma doença do trato respiratório ocasionada por uma inflamação nas mucosas nasais e pode ser desencadeada por diversos agentes alérgenos como a poeira, ácaros, mofo, pólen, pelos de animais e até por odores de perfumes, amaciantes, produtos de limpeza, entre outros, que são denominados como potenciais gatilhos para novas crises.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que cerca de 30 a 40% da população mundial sofre de rinite alérgica, uma doença que acomete homens e mulheres, adultos e crianças. Infelizmente não tem cura e pode ser hereditária – dos pais para os filhos –, necessitando de cuidados contínuos.
Para diagnosticar corretamente, é importante buscar ajuda do especialista pneumologista que pode indicar alguns testes, além de avaliar o histórico do paciente e as vias nasais. Em geral, o tratamento engloba uso de medicamentos anti-histamínicos que reduzem os sintomas e para casos crônicos a indicação de antibióticos.
Para evitar novas crises, é importante evitar os potenciais gatilhos, manter os ambientes limpos e arejados. Vale dizer para não se automedicarem!

𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)