Muitos pacientes chegam ao meu consultório com medo de usar os broncodilatadores porque acham que vão ficar viciados na medicação.
Preciso esclarecer melhor, esse tipo de recurso é muito usado para controle de doenças crônicas como, por exemplo, a asma grave, enfisema, bronquiolite e bronquite crônica. Eles possuem ação longa (12 horas) e ajudam a abrir os brônquios dos pulmões, facilitando a entrada de ar e a respiração. No entanto, devem ser usados com regularidade e, exatamente, como orientado pelo médico que o prescreveu.
Por não ter efeito direto na inflamação que causa a doença respiratória, é associado e combinado com outras medicações como é o caso da combinação com um corticosteroide inalado.
Entenda melhor:
Muitas doenças atingem o trato respiratório e provocam diversos problemas de saúde aos pacientes, necessitando de intervenção médica imediata. E é aí que usamos os broncodilatadores, que são medicamentos atuantes nos brônquios, levando ao seu relaxamento e, consequentemente, ao aumento do calibre das vias aéreas. Com o uso deste dispositivo combinado com outros medicamentos, o paciente consegue controlar as crises respiratórias e terá melhor qualidade de vida.
𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)