É gripe ou Covid-19? - Saiba como identificar

No inverno as síndromes gripais são comuns e acometem uma grande parcela da população, podendo ser mais agressiva para determinados grupos como, por exemplo, idosos, crianças ou pessoas com comorbidades.

Diversas síndromes podem confundir o diagnóstico como é o caso da gripe e da Covid-19, ambas infecções respiratórias que apresentam similaridade nos sintomas. E, inevitavelmente, a dúvida surge: é gripe ou é Covid-19 o que tenho?

A dúvida é pertinente e precisa ser esclarecida e para saber quais das duas doenças estão ativas no momento dos sintomas é importante e necessário a avaliação médica e, também,  a realização de testes para Covid-19 e Influenza.

Para você entender melhor, a Covid-19 é causada pelo vírus SARS-Cov-2, que desde o início da pandemia, em 2020, já tem diversas variantes em circulação e ativas pelo mundo.

Já a gripe, conhecida como Influenza, também possui diversas cepas (variantes) em circulação, sendo a mais atual a H3N2-Darwin, um subtipo do vírus Influenza A.

Para ambas as doenças há protocolos de cuidados específicos e observação clínica de acordo com o estado de saúde do paciente.

Também, há vacinação para gripe e para a Covid-19, sendo importante para ajudar no controle e erradicação dos vírus.

Entre os principais sintomas das duas doenças temos a presença de febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, perda de apetite, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço, fadiga, entre outros.

Somente os testes poderão identificar qual vírus está ativo e para se prevenir é importante seguir as recomendações de segurança do seu médico.