21 de Junho - Dia Nacional do Controle da Asma

 


O Ministério da Saúde escolheu a data de hoje, também, para celebrar o Dia Nacional do Controle da Asma, com o propósito de esclarecer dúvidas e reforçar os cuidados para com a doença que acomete mais de 20 milhões de pessoas só no Brasil. 

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, sem cura, mas com controle e que pode ter como causa um conjunto de fatores como, por exemplo, genéticos e ambientais. Pode causar crises recorrentes de falta de ar, tosse crônica, chiado e aperto no peito, com piora à noite ou durante as atividades físicas.

A gravidade da doença pode ser classificada como leve, moderada ou grave e atinge crianças e adultos, sendo considerada como um problema mundial de saúde. Se não tratada adequadamente pode levar o paciente ao óbito. 

Entre alguns gatilhos que podem desencadear novas crises, temos os agentes alérgenos (pó, ácaro, fungos, pólens e pelo de animais), infecções respiratórias viras, agentes irritantes (fumaças, especialmente de cigarro, poluição e aerossóis), variações climáticas (frio), fatores emocionais, medicamentos e atividades físicas. 

Para tratar é importante o acompanhamento do pneumologista para indicação de medicamentos adequados de controle e de manutenção para prevenir os sintomas e novas crises. E quando o paciente ter crises asmáticas, deve usar remédios de resgate para aliviar os sintomas e evitar a piora até o atendimento médico imediato. 

Para evitar novas crises é importante não deixar de tomar as medicações indicadas pelo médico, manter os ambientes de convívio limpos e arejados, retire tapetes, cortinas e objetos que acumulem pó e encape os colchões e travesseiros com tecido apropriado para evitar ácaros. 


𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)