𝐀 𝐢𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭â𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐯𝐚𝐜𝐢𝐧𝐚



As vacinas são para a saúde como um remédio importante na prevenção de diversas doenças infecciosas. Com elas, é possível controlar e erradicar vírus que podem ser mortais para as pessoas como é o caso da Covid-19 e a Influenza em suas diferentes cepas.


Segundo dados da OMS, o Brasil ocupa o 15º lugar entre os países mais afetados por doenças pneumocócicas, causadas pela bactéria pneumococo e que chega a causar 1,6 milhões de morte no mundo. Entre as mais predominantes temos: pneumonia, meningite e sepse.


Motivos para vacinar:

- Todas as vacinas passaram por testes rigorosos e são seguras para o seu uso em todas as faixas etárias, incluindo as da Covid-19.
- Protege de doenças que podem evoluir para quadros graves, especialmente nas populações mais vulneráveis (crianças, idosos, gestantes e portadores de doença crônica ou pouco acesso a saúde básica).
- Em tempos de pandemia é necessário se prevenir contra as cepas de diversas doenças respiratórias como, por exemplo, da gripe e pneumonia.
- Quando não tomamos as vacinas, podem surgir novos casos de doenças já erradicadas. Atualmente temos percebido o retorno de algumas doenças como, por exemplo, a Poliomielite, tétano, rubéola materna e rubéola congênita.

Portanto, as vacinas são necessárias e importantes para ajudar na prevenção de doenças e garantir a vida para as pessoas, em especial aos grupos mais vulneráveis.


𝐃𝐫. 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐮𝐬 𝐕𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐮𝐬 𝐕𝐚𝐳 𝐂𝐚𝐯𝐚𝐥𝐜𝐚𝐧𝐭𝐢
Pneumologista - CRM/SP: 66.603
11-2221-0029 / 11-95650-2928
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Conj. 910 - Santana - SP
Contribuição Textual: Jornalista Carina Gonçalves (MTB: 48326)