No outono é muito comum percebemos as mudanças climáticas e a baixa umidade do ar, ocasionando desconfortos ao respirar e até mesmo ser gatilho para crises e ou doenças respiratórias.
Para você entender melhor, quando respiramos ar mais frio, seco ou com poluentes químicos ou biológicos, é natural sentir a agressão na mucosa nasal, que é composta por células muito sensíveis, e com isso, perceber fissuras que propiciam a entrada de bactérias e vírus. Os olhos também sofrem com as mesmas condições agressivas.
Para aliviar os sintomas, é importante falar com o seu médico pneumologista e seguir as orientações à risca, evitando novas crises respiratórias ou controlar doenças já manifestadas como, por exemplo, sinusite, rinite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e asma.
Como dica, oriento você a tomar bastante água, hidratar as vias aéreas com soro fisiológico, evitar exposição em locais potencialmente agressivos com poluição, poeira e fumaça, além de não se expor em práticas esportivas em locais impróprios e com baixa umidade de ar.
Ainda, vale ressaltar para que você esclareça quaisquer dúvidas com seu médico de confiança e nunca se automedique!